Cafeína aumenta a performance? Resposta pode estar no seu DNA.

Home / Advice / Cafeína aumenta a performance? Resposta pode estar no seu DNA.
Cafeína aumenta a performance? Resposta pode estar no seu DNA.

Cafeína aumenta a performance? Resposta pode estar no seu DNA.

A cafeína é frequentemente usada por atletas devido aos efeitos relatados de aumento de desempenho ou ergogênicos. Mas será que vale mesmo a pena utilizá-la com o objetivo de melhorar a performance esportiva? Existem riscos nessa suplementação? Numerosos estudos têm investigado o efeito da suplementação com cafeína no desempenho em atividades aeróbicas e de resistência, mas o que se tem verificado é que as pessoas respondem de maneiras diferentes aos efeitos da cafeína.

De acordo com um novo estudo da genética do metabolismo da cafeína, realizado pela Universidade de Toronto, atletas com uma variante particular de um gene mostram melhorias notáveis ​​em seu desempenho de resistência após ingestão de cafeína. Para muitas pessoas o café é considerado um item essencial na alimentação, mas existe muita polêmica sempre em torno dos benefícios e malefícios que os efeitos da cafeína podem trazer.

Hoje, já se sabe que o gene CYP1A2 é responsável por aproximadamente 95% da metabolização da cafeína. Esse gene produz uma proteína que participa da metabolização da cafeína pelo fígado. E algumas pessoas possuem uma variante nesse gene que faz com que essa metabolização não seja eficiente, e a cafeína permanece mais tempo no corpo.

Leave a Reply

Your email address will not be published.